alteridade

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." Nelson Mandela

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alguns exemplos que notamos quando visitamos um pais de primeiro mundo com uma visao mais inclusiva.
Varias perguntas fervilham nossa  mente:
Quais os fatores que  observamos em um pais desenvolvido para um pais emergente ou em desenvolvimento  no caso nosso querido Brasil. na pratica conhecimento esse que vai alem da teoria, experienciado  na vivencia na observacao de quem trabalha com a base da piramide social e tem a oportunidade de permanecer alguns meses num pais de primeiro mundo.
Posso afirmar que conheco agora   os dois extremos pois convivo com pessoas que nao tem o minimo para viver dignamente.
 _Primeiro ponto que  chama a atencao:  Educacao aqui e ponto fundamental,  formal e informal no trato com as pessoas, no transito, super_mercados etc.
A organizacao (e para explicar bem o que isso significa tem viver na pratica ou sentar_se com um bolo de fuba pao de queijo quentinho a mesa  e muito tempo de conversa ou vir aqui e observar com finalidade util e desejo de provocar alguma mudanca em seu meio mesmo que minima rsrsr.
_As leis sao cumpridas rigorosamente ninguem ultrapassa o limite de velocidade outro  ex: no estado de KS nao se vende bebida alcoolica finais de semana e mais quem bebe em qualquer dia  nao pode dirigir em hipotese nenhumaaaa se ingeriu bebida alcoolica se dirigir vai preso mesmo.
Ai eu entendi porque nos somos campeoes mundiais em violencia de transito.
 Outro fator: a distribuicao de rendas mas como se observa essa distribuicao.
 Simples ex: a esmagadora maioria tem acesso a bens de consumo ex forno de micro_ondas, cafeteira, maquina de lavar roupas, maquina de secar roupas, ar condicionado, agua quente e fria em todas as torneiras, fogao eletrico, tostador de pao , aspirador de po, telefone celular , computador,GPS, IPOD.
Maquina de lavar loucas, geladeiras  tudo isso 'e considerado prioritario.
Dados interessantes como coleta de lixo, como e feito a jardinagem enfim....
Veja bem eu amo o meu pais adoro minha patria mas muita coisa, tem que melhorar para que possamos realmente viver em paz. Gostaria de dizer tambem que nao faco politica partidaria trabalho sim com politica de inclusao social, e gostaria de fazer bem mais do que faco...
Deveriamos sim ocupar o lugar que merecemos como nacao civilizada e de um povo amoroso que somos, haja visto que ate nossa forma geografica e de um coracao...

PARA SINTETIZAR O QUE DIGO COLOCO AQUI A FALA DA PROFESSORA AMANDA GURGEl
www.youtube.comL
E PROFESSORA DOUTORA NIMINON

6 comentários:

  1. Oi Luzia , é a Vi, é muito bom quando se tem a oportunidade de ir para um pais mais desenvolvido e ver a vida deles, porque assim podemos notar os absurdos que acontecem no nosso pais.
    Esse negocio de se negar a fazer teste do bafometro aqui no Brasil é um absurdo, por isso que vemos tantos acidentes de transito, muita impunidade!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luzia!!

    Vim te convidar pro novo sorteio (maio) do BlogArte!
    Bora lá participar!

    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir
  3. oi não sei onde pode conseguir, mas acho que em casas naturais, terá q ir perguntando como eu fiz... espero que encontree... bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, é desse jeito mesmo.


    bjoss

    ResponderExcluir
  5. Vi esse vídeo várias vezes, tão encantada fiquei com tudo que Amanda disse. É a representante dos professres mais fiel, q já conheci. Disse tudo. Fiz um post falando dela. Amei essa nordestina retada. Li várias coisas no seu Blog. Tenho curiosidade sobre outros países. Nunca saí do meu. Mas tenho vontade.

    Bjos Luzia Lira

    ResponderExcluir

Sua opiniao e muito importante adoro receber visitas e comentarios