alteridade

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." Nelson Mandela

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Homenagem a Luiz Gama
Grafite sobre tela retrato de Luiz Gama que fiz em 2009 estou postando novamente....


A revista IstoÉ  (11 de junho) deu destaque para o livro Luiz Gama, a quinta biografia da coleção Retratos do Brasil Negro, da Selo Negro Edições. A reportagem, intitulada “O advogado dos escravos”, afirma que o poeta e jurista baiano Luiz Gama brigava nos tribunais pelas causas abolicionistas. Filho de uma guerreira negra, Luiza Mahin, e de um senhor de engenho, Gama é protagonista de uma das mais interessantes histórias de vida, que tem como pano de fundo a presença negra no Brasil.
Considerado um dos maiores abolicionistas do Brasil, Luiz Gonzaga Pinto da Gama tornou-se o arauto da libertação dos negros e da luta contra a opressão. Advogado, jornalista, poeta, membro da maçonaria e fundador do Partido Republicano Paulista, Gama morreu em 1882 tendo libertado, nos tribunais, mais de 500 negros. No livro, o professor Luiz Carlos Santos revela a trajetória de uma das personalidades mais importantes do século XIX no Brasil imperial e escravista, destacando sua atuação pioneira como abolicionista e intelectual. “Trata-se de uma biografia singular que articula luta com inteligência”, revela o autor. Para ele, Gama foi o pai da negritude brasileira e manteve firme o princípio que norteou toda sua vida.
A biografia traça o perfil de um jovem negro, autodidata, profundo conhecedor das letras e das leis, radical na luta pela liberdade e pelos ideais republicanos, em um império escravocrata. Incansável agitador das causas negras, Gama foi perseguido e ameaçado de morte. Para o autor, seu espírito de superação fortaleceu a atuação abolicionista. “Sua vida é uma forte referência para a nossa história e permite uma releitura da história do Brasil”, complementa. E deverá ser, diz ele, uma das grandes contribuições à luta pela equidade.


Para conhecer todos os livros da coleção Retratos do Brasil Negro, acesse: http://www.gruposummus.com.br/colecao.php?colecao_id=38&colecao=%27Retratos%20do%20Brasil%20negro%27 ohttp://www.gruposummus.com.br/info.php?noticia_id=1226
Envie esta notícia para um amigo
Ver outras notícias

4 comentários:

  1. Muito interessante,tem pessoas que nasceram para se destacar, de uma forma ou outra. No caso ai foi na defesa de seus irmãos,nobre gesto!!!
    Ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Lili esse luiz Gama tem a historia de vida mais inusitada que ja vi seu pai um grande capitalista da Bahia o vendeu como escravo ainda crianca para senhores de engenho e ele veio parar na regiao de Campinas aprendeu a ler e escrever aos 17 anos e se tornou o mais brilhante advogado na causa abolicionista de que se tem noticia, lamentavel mas nao conhecemos direito nossa historia voce nao acha?

    ResponderExcluir
  3. oi Luzia
    que interessante saber disso
    .essa vida de luta em prol dos irmãos.
    realmente a gente sabe muito pouco da nossa história . bjs Edna

    ResponderExcluir
  4. Luzia adorei saber um pouco mais da nossa história, temos muitos heróis que estão "escondidos" dos saberes populares, e nossas crianças crescendo sem conhecerem estes belos exemplos de vida. Sabe não fiz post sobre o abolucionismo, mas costumo valorizar muito nossa cultura (na família temos por habito ligar e dar parabéns uns aos outros - para que não esqueçamos da história isso vale para o dia do Indio também aja visto que aqui somos bem brasileiros....rsrs)
    Obrigada por dividir conosco esse tesouro.
    Abraços

    ResponderExcluir

Sua opiniao e muito importante adoro receber visitas e comentarios